Finalmente foi relançado o Dicionário Analógico da Lingua Portuguesa, de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo.
Em 1998 eu fui atrás da obra, instigado por uma entrevista de Chico Buarque, na qual comentava que a obra era um de seus materiais de consulta. O exemplar que aninhei em minha biblioteca tinha um defeito de impressão: as capas foram unidas invertidas ao miolo, ou seja, lia-se o Dicionário de ponta-cabeça. Curioso isso, porque um dicionário rescende à cânone, à retidão.
De lá para cá, recomendei o Dicionário a qualquer um que se interessasse pela Língua, e fazia questão de demonstrar meu espanto. Não me parecia crível que a obra continuasse sem reedição, disputada a tapas nos sebos. O Dicionário chegou a ser vendido por R$ 300,00, e vale cada centavo.
Uma obra desse porte nos faz voltar a um velho assunto: o quanto um trabalho intelectual pode depender de esforço físico, de organização, do trabalho árduo que tem de se antepôr ao tamanho do objetivo.
Um dicionário de definições, como são a maioria dos que consultamos, a palavra, depois o significado, as acepções possíveis, produzido antes dos recursos da informática, já era uma tarefa para estivadores intelectuais. O que dizer de um dicionário analógico construído na década de 1940, como o de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, em que as palavras vão se ligando por significados, por semelhança de significados, se agrupam e se distanciam... Como se a Língua fosse uma nuvem de palavras, semovente. Hipopótamo, cavalo, pista, páreo... Somos os jóqueis, os apostadores, a audiência da linguagem. Com um dicionário como esse, assumimos mais um ponto de vista.
Aqui você tem um comentário excelente sobre a obra, no blog de Cláudio Moreno: http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/07/08/o-dicionario-analogico
Aqui, o delicioso prefácio de Chico Buarque de Holanda para a nova edição:
http://www.lexikon.com.br/dicionario_analogico/dicionarioanalogico.html
Aqui, você pode encomendá-lo:
http://br.gojaba.com/book/9653664/DICIONARIO-ANALOGICO-DA-LINGUA-PORTUGUESA-IDEIAS-AFINS-THESAURUS-2-ED-Francisco-Ferreira-dos-Santos-Azevedo
Duas boas notícias: a volta do dicionário analógico e a sua própria a este blog.
ResponderExcluir