terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Visões do Paraíso Selvagem

Albert Eckhout chegou ao Nordeste do Brasil junto com Frans Post, em 1637 na comitiva do príncipe Maurício de Nassau, onde permaneceu até 1644. A sua missão como pintor era registrar a paisagem brasileira. Muitas de suas pinturas ajudaram a Europa a ter uma idéia do Novo Mundo. Além de Recife,  conheceu o interior da região Nordeste, a Bahia e ainda o Chile. Em terras da Nova Holanda, retratou os habitantes, a fauna e a flora com riqueza de detalhes. Depois de retornar à Europa, continuou servindo Maurício de Nassau até 1653, sendo transferido para Dresden, na Alemanha, onde trabalhou por dez anos para o príncipe-eleitor João Jorge II.
Este é o primeiro levantamento da obra completa de Albert Eckhout publicado no Brasil. O livro contém quase 800 imagens e consolida o conhecimento a respeito deste grande artista holandês do século XVII - o primeiro a pintar o país,  juntamente com Frans Post.
Em 432 páginas, as centenas de imagens e detalhes de impressionante beleza revelam aspectos preciosos de nosso passado e confirmam a extrema originalidade e habilidade técnica do artista.

Trabalho da especialista americana Rebecca Parker Brienen, este catálogo identifica as obras reconhecidas do artista e aponta também aquelas cuja atribuição é discutível ou equivocada.
Sua publicação no Brasil reflete a resente consagração internacional da extraordinária obra de Albert Eckhout, que ocorre também em nosso país à medida que os brasileiros reavaliam o fabuloso legado cultural da experiência colonia holandesa no Nordeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário