quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Anuário das Senhoras

Estamos iniciando uma série de postagens sobre o "Anuário das Senhoras", em cada uma delas destacaremos algumas particularidades de cada edição, como propagandas de medicamentos da época, que muitas vezes prometiam curas milagrosas, ou como as curiosas imagens da marca de molhos "Peixe", que costumavam ilustrar as contra-capas dos anuários.

O Anuário das Senhoras era uma publicação anual voltada para mulheres da década de 40 e 50, e tinha como principais assuntos "Lar, Arte, Poesia, Noivas, Cinema, Lingerie, Bordados, Receitas, Conselhos, Decorações e Literatura", como a capa da edição de 1955 descreve.

O primeiro Anuário das Senhoras foi publicado em 1933, pela empresa de "O malho", que também foi responsável pela publicação da revista "O Tico Tico", que lançou o primeiro herói nacional de quadrinhos.

1941

O anuário de 1941 está repletos de anúncios de remédios ou de tratamentos milagrosos, como os dos aparelhos "Phonophor", que promete "restituir a audição de quem sofrem de surdez",




também é comum vermos anúncios "discretos", encaixados em textos que não aparentam ter fim propagandístico, mas que acabam tendo.



Outro fato curioso é o posicionamento do anuário em relação à segunda guerra, que nos faz pensar que o autor do texto tentou minimizar a violência da guerra, como quem diz "não vamos falar sobre isso": "[...] Mesmo no momento actual, com a guerra, etc., etc., [...]", no entanto, na página 152 há um texto entitulado "A mulher na revolução francesa", que trata principalmente sobre a participação de Madame Rouland na revolução e sua morte.





 

1942 

Uma coisa interessante nos anuários são as propagandas de cigarro, o anuário de 1942 tem pelo menos duas, que costumam ter ilustrações ou fotos de mulheres segurando cigarros e sorrindo.




Faça seu pedido pelo email: montanhamagica@bol.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário